Estação de Chamartín
A Estação de Chamartín é a segunda estação de trem mais importante de Madrid, atrás apenas de Atocha. É a estação responsável por conectar Madrid com o noroeste da península ibérica.
Embora a construção da estação tenha sido planejada em 1933, foi apenas em 1967 quando Chamartín começou sua atividade ferroviária. Entre 1970 e 1975, foi remodelada e ampliada, chegando a ser a maior estação de trem da Espanha. No final dos oitenta, com a adaptação de Atocha à chegada do trem de alta velocidade, Chamartín teve que absorver todo o tráfego ferroviário durante seis anos. Em 1992, voltou a passar a segundo plano.
Dentro do processo de evolução urbanística de Madrid se encontra a Operação Chamartín, que produzirá uma mudança total tanto da estação quanto do seu entorno.
As principais cidades espanholas que comunicam com Madrid-Chamartín são Valladolid, Mérida, Jaén, Vitoria e Zaragoza; entre muitas outras.
Horário
Das 05:00 a 01:00. Venda de passagens para o mesmo dia, todos os dias, das 5:30 às 22:30.
Lugares próximos
As Quatro Torres de Madrid (713 m) Estádio Santiago Bernabéu (2.3 km) Museu Sorolla (4.2 km) Estação de Chamberí (4.6 km) Plaza de Toros de Las Ventas (4.7 km)