O que ver em Madrid

O que ver em Madrid

A capital espanhola reúne diversas opções de lazer, entretenimento e gastronomia. Descubra as melhores atrações e planos para fazer em Madrid e não deixe nada de fora da sua viagem.

Madrid é a fascinante capital espanhola, onde a história e a cultura se misturam com a modernidade e a vida contemporânea. A cidade tem diversas atrações turísticas e uma atmosfera bem agitada, além de excelentes opções gastronômicas. Sem dúvida, um destino imperdível para quem visita a Espanha.

Você está planejando uma viagem, mas ainda não sabe o que fazer em Madrid? Listamos as atrações imperdíveis para conhecer na capital espanhola. 

Conhecendo o centro de Madrid

Palácio Real

O Palácio Real de Madrid é um dos palácios mais impressionantes da Europa, residência oficial dos reis da Espanha, embora atualmente seja usado apenas para cerimônias oficiais. Um ícone da cidade.

Fachada branca e barroca do Palácio Real de Madrid visto dos jardins reais em um dia ensolarado

O palácio, construído no século XVIII, é um exemplo magnífico da arquitetura barroca espanhola e conta com mais de 3.000 salas, o que o torna um dos maiores palácios da Europa, superando até mesmo o Palácio de Buckingham em Londres e o Palácio de Versalhes em Paris em tamanho.

Não perca uma visita ao Palácio Real de Madrid para conhecer a Sala do Trono, a Sala de Jantar dos Embaixadores, a Capela Real e os Apartamentos Reais, além dos jardins e terraços que oferecem vistas impressionantes da cidade.

Catedral da Almudena

Localizada em frente ao Palácio Real, a Catedral da Almudena é uma parada obrigatória para fazer em Madrid e um de seus principais atrativos turísticos. O templo, cuja construção levou mais de cem anos, é uma mistura de estilos arquitetônicos, com influências neoclássicas e neogóticas.

Catedral de Almudena vista em diagonal em frente à praça repleta de turistas em um dia ensolarado

Você sabia que a Catedral da Almudena foi a primeira catedral espanhola consagrada pelo Papa João Paulo II fora de Roma? Reserve uma visita à Catedral da Almudena para se impressionar com sua imponente fachada, seus belos vitrais, suas pinturas e esculturas e, claro, a Cripta da Almudena, onde estão sepultados vários membros da realeza espanhola.

Plaza Mayor 

A Plaza Mayor, localizada no coração de Madrid, foi construída no século XVII e já foi palco de uma diversos eventos importantes, como coroações reais, julgamentos da Inquisição, touradas e festivais.

Uma visita à Plaza Mayor é algo imprescindível para fazer em Madrid. Além de conhecer os edifícios de três andares, arcadas elegantes e as nove entradas principais que levam ao centro da praça, é também uma área ideal para experimentar as tapas ou comer um típico bocadillo de calamares (sanduíche de lula empanada).

Puerta del Sol

A Puerta del Sol é uma das praças mais animadas de Madrid e seu nome vem de um antigo portão que existia na muralha medieval da cidade localizado ao leste, onde o sol nasce. A praça também é conhecida por ser o ponto zero das estradas radiais da Espanha, marcado como "Kilómetro Cero". Esse ponto é considerado o centro geográfico do país e é usado como referência para medir as distâncias de Madrid a outras cidades espanholas.

Além de sua importância histórica e geográfica, a Puerta del Sol também é um lugar popular onde moradores e turistas desfruta, da atmosfera animada de Madrid e conta com uma grande variedade de lojas, restaurantes, bares e cafés ao redor da praça. Não deixe de tirar a clássica foto na escultura do Urso e o Medronheiro, símbolo de da cidade.

Gran Vía

A Gran Vía é uma das avenidas mais famosas e movimentadas de Madrid, conhecida por sua bela arquitetura, lojas de luxo, teatros e vida noturna animada. É considerada uma das principais artérias da cidade, ligando a Calle de Alcalá à Plaza de España.

Ao longo da Gran Vía, você poderá admirar uma mistura de estilos arquitetônicos, incluindo o art déco e o modernismo, em prédios como o Edifício Telefónica, o Edifício Grassy e o Edifício Metrópolis, esse último conhecido por sua cúpula ornamentada e sua torre com uma estátua de asa. 

A Gran Vía é também um importante centro comercial e conta com uma grande variedade de lojas de moda, cinemas e restaurantes, clubes e teatros, que oferecem entretenimento para todos os gostos. Impossível ir a Madrid e não conhecer essa icônica avenida!

Fonte de Cibeles

Um dos pontos turísticos mais famosos de Madrid é, sem dúvida, a Fonte de Cibeles, localizada na praça de mesmo nome. Projetada pelo arquiteto Ventura Rodríguez em 1782, a fonte representa a deusa Cibeles sobre uma carruagem puxada por leões. No início, a fonte cumpriu com seu objetivo de abastecer os madrilenhos com água. Em 1895, a fonte foi transferida ao centro da praça e passou a ser apenas um elemento decorativo.

Fonte de Cibeles dourada, representando a deus em uma carruagem puxada por dois leões e a bandeira da Espanha ao fundo

Além de ser um dos monumentos mais representativos de Madrid, as celebrações do Real Madrid em Cibeles são um clássico do futebol espanhol. Também é o lugar escolhido para outras celebrações esportivas, como as da Seleção Espanhola de futebol e de basquete.

Fonte de Netuno

Embora seja menos conhecida que a anterior, a Fonte de Netuno é uma autêntica joia neoclássica e uma visita igualmente importante para fazer em Madrid.

Construída entre 1780 e 1784, a Fonte de Netuno foi projetada como parte dos três grandes conjuntos escultóricos criados por Ventura Rodríguez para o Paseo del Prado, junto com a Fonte de Cibeles e a Fonte de Apolo.

Fone de Netuno representando o Deus do mar sendo puxado por cavalos-marinhos em frente a uma frondosa vegetação

A Fonte de Netuno recebe os torcedores do time de futebol Atlético de Madrid, sendo aqui onde os colchoneros celebram todas as suas vitórias.

Conheça esses e mais pontos turísticos da cidade fazendo um free tour por Madrid ou, se preferir mais comodidade, pode optar por reservar um tour de ônibus turístico pela capital espanhola. 

Parque do Retiro

Uma das visitas mais importantes para fazer em Madrid é no Parque do Retiro, localizado no centro da cidade. Esse parque histórico remonta ao século XVII, quando foi originalmente usado como espaço para a realeza espanhola.

O parque é um lugar popular para atividades recreativas, como caminhadas, corridas, ciclismo e piqueniques, frequentemente usado para eventos culturais e apresentações ao ar livre, como concertos e espetáculos teatrais.

O Palácio de Cristal do Parque do Retiro rodeado de vegetação com o lago em frente em um dia ensolarado

Com um passeio no Parque do Retiro, você poderá conhecer o lago com barquinhos de remo, o monumento a Alfonso XII, o Passeio das Estátuas e o Palácio de Velázquez, um edifício de exposições de estilo neoclássico. Conheça esse deslumbrante espaço natural no coração de Madrid reservando uma visita guiada pelo Parque do Retiro.

Templo de Debod

Você sabia que Madrid conta com um templo egípcio? O Templo de Debod foi doado à Espanha em agradecimento pela ajuda espanhola no salvamento de templos na Núbia, que foram ameaçados pela construção da barragem de Assuã. O templo foi desmontado, transportado e reconstruído em Madrid, onde está localizado atualmente.

Estruturas egípcias dispostas em fileiras em um local ao ar livre com vegetação ao redor

O Templo de Debod é um dos poucos exemplos de arquitetura egípcia antiga que podem ser vistos fora do Egito, o que o torna uma parada obrigatória para fazer em Madrid. 

Outras experiências em Madrid

Hammam Al Ándalus

O Hammam Al Ándalus é um spa tradicional de estilo árabe localizado em Madrid e inspirado nos antigos banhos árabes que eram uma parte importante da cultura na época do Al-Andalus, quando grande parte da Espanha era governada pelos mouros.

Se você busca por um plano diferente na capital espanhola, recomendamos que adquira um ingresso do Hammam Al Ándalus para desfrutar de uma experiência única de relaxamento e bem-estar com uma série de tratamentos, incluindo massagens, esfoliações e banhos em piscinas de água quente, morna e fria, cada uma com suas próprias propriedades terapêuticas.

Museus de Madrid

Se você é amante de artes, história e ciências, saiba que Madrid é o lar de uma variedade de museus de renome internacional.

Fachada branca repleta de colunas com uma estátua de Diego Velázquez à frente do Museu do Prado

Os museus mais populares para ver em Madrid são:

Estádio Bernabéu

Para os fãs do futebol, uma das visitas imprescindíveis para fazer em Madrid é no estádio Bernabéu, casa do Real Madrid Club de Fútbol. Reservando este tour pelo estádio Bernabéu, você poderá visitar os bastidores do local, incluindo vestiários, o túnel de entrada para o campo e o Museu do Real Madrid, onde estão expostos troféus, camisas autografadas e outros itens relacionados à história do time.

Espetáculos de Flamenco

Uma passagem por Madrid não estaria completa sem um típico espetáculo de flamenco. A capital espanhola conta diversos tablaos, como são chamados os locais dos shows de flamenco, onde você poderá admirar como os bailaores (dançarinos) usam movimentos vigorosos dos pés, mãos e corpo para expressar suas emoções enquanto os cantaores (cantores) e músicos contam histórias através da música. 

Um homem ao fundo sentado tocando violão e à frente uma mulher com roupas típicas dançando flamenco

Veja abaixo algumas das opções de espetáculo de flamenco que você pode reservar:

Com tantas opções, Madrid cativa e encanta seus visitantes, garantindo uma experiência inesquecível em uma das cidades mais fascinantes da Europa. 

Top 10

Ver tudo

Monumentos e atrações turísticas

Ver tudo

Museus e galerias

Ver tudo