Templo de Debod

Templo de Debod

O Templo de Debod é um dos grandes tesouros escondidos de Madrid. Está localizado a oeste da Plaza de España, ao lado do Parque del Oeste.

O templo, originário do antigo Egito e com 2.200 anos de história, foi um presente do Egito à Espanha por sua colaboração no salvamento dos templos de Núbia. Graças à ajuda internacional, o Egito conseguiu salvar, entre outros, o Templo de Abu Simbel, que teria ficado sepultado na construção da Grande Represa de Assouan.

O Templo de Debod foi inaugurado em 20 de julho de 1972 depois de dois anos de reconstrução. Foi um processo complicado, já que, além de não haver boas plantas arquitetônicas para orientar a montagem, algumas pedras foram perdidas no desmonte e transporte para as terras espanholas.

Durante as primeiras décadas em Madrid, o templo não foi tão bem cuidado como deveria e a zona chegou a ser inclusive considerada insegura. Atualmente, além de garantir a segurança do templo e dos seus arredores, se tornou u dos monumentos mais visitados de Madrid.

Visitar o Templo de Debod

O templo está rodeado de jardins e há muita gente que aproveita o lugar para fazer piqueniques, praticar ioga ou relaxar na grama. Nossa hora preferida para visitar o Templo de Debod é ao entardecer, quando a luz é mais bonita e você pode vê-lo iluminado. Se programe para conseguir chegar ao templo de Debod com suficiente antecedência, já que o lugar costuma estar repleto de visitantes nessa hora do dia.

É possível visitar o interior do templo em alguns horários. Apesar de não estar tão bem conservado como os templos do Egito, é grátis e vale a pena, principalmente se você nunca viajou ao Egito. No interior, há muita informação da mitologia e sociedade egípcia e explicações sobre os hieróglifos.

O templo tem dois andares, no superior você encontrará uma maquete muito interessante, onde você verá todos os templos que havia em Núbia representados. Não perca!

Horário

De terça a domingo e feriados, das 10:00 às 20:00 horas.
Segunda: fechado.
Fechado 1º e 6 de janeiro, 1º de maio, 24, 25 e 31 de dezembro.

Preço

Entrada gratuita.

Transporte

MetrôPlaza de España, linhas 3 e 10.
Ônibus: 25, 33, 39, 46, 74, 75 e 148.

Lugares próximos

Museu Cerralbo (222 m) Plaza de España (404 m) Teleférico (431 m) Jardins de Sabatini (510 m) Centro Cultural Conde Duque (580 m)