Madrid em dois dias
Se você está planejando passar um final de semana na capital espanhola, preparamos um roteiro de dois dias por Madrid para que você não perca nenhum dos lugares de interesse da cidade e possa aproveitar ao máximo sua viagem.
O roteiro de Madrid em dois dias está preparado partindo da ideia de que você chegará a Madrid numa sexta-feira à tarde e ficará até domingo. Se os dias da sua viagem não coincidem com o final de semana, não esqueça de checar os horários de abertura dos lugares que você quer visitar.
Dia da chegada
Depois de deixar as malas no hotel, você poderá começar a conhecer a cidade visitando a Puerta del Sol, uma das praças mais famosas e movimentadas de Madrid. Ao chegar na praça, você poderá passear pelas ruas comerciais próximas e percorrer a famosa Gran Vía da capital.
Tanto a Puerta del Sol como a Gran Vía são zonas muito agradáveis e recomendadas para jantar e tomar algo. Aproveite que é sexta-feira e o centro estará muito animado!
Um bom plano para um primeiro dia na cidade é reservar um tour noturno de ônibus panorâmico.
Se você prefere percorrer o centro a pé acompanhado por um guia, recomendamos fazer a visita guiada pelas lendas de Madrid.
Primeiro dia
O dia começa de novo na Puerta del Sol. Depois de tirar algumas fotos no “quilômetro zero” e na estátua do Urso e do Medronheiro, um dos símbolos mais representativos da capital, caminhe pela calle Arenal para ir até o Teatro Real, conhecido por muitos como Ópera.
Em frente ao teatro, fica a Plaza de Oriente e, atrás, o majestoso Palácio Real, que você poderá percorrer fazendo esta visita guiada pelo Palácio Real. Após a visita palaciana, você pode entrar para conhecer a Catedral da Almudena, o edifício religioso mais importante de Madrid, que está localizado em frente ao palácio.
Se você está planejando visitar ambos os lugares, o mais cômodo será reservar a visita combinada:
Palácio Real + Catedral da Almudena
Pegando a calle Mayor, você chegará à Plaza de la Villa, um dos principais núcleos de Madrid na época medieval e, que até pouco tempo atrás, abrigava a Prefeitura. Continuando o trajeto pela calle Mayor, você chegará à Plaza Mayor, uma área ideal para provar as tapas ou comer um típico bocadillo de calamares (sanduíche de lula empanada). A calle Cava de San Miguel, que fica perto da praça, também oferece opções para comer.
Continuando pela calle Mayor, você chegará novamente à Puerta del Sol, de você irá caminhar até a calle Preciados, uma das principais vias comerciais da cidade, até chegar à Plaza de Callao. De lá, você poderá percorrer a animada Gran Vía madrilenha, que lhe levará até a Plaza de España.
Pegando a calle de Ferraz, você chegará a um dos nossos lugares favoritos em Madrid, o Templo de Debod, um presente do Egito com mais de 2.200 anos. Recomendamos passar o resto da tarde passeando pelos jardins que o rodeiam ou jantar em alguma das zonas que mais gostou durante o passeio do dia.
Se você quer aproveitar a noite madrilenha, pode ir até a Gran Vía para assistir a algum dos seus impressionantes musicais. Para conseguir os melhores assentos, recomendamos comprar os ingressos com a maior antecedência possível:
Segundo dia
No segundo dia começaremos às 10 da manhã na estação de metrô Banco de España para ver a Fonte de Cibeles, um dos símbolos mais representativos e queridos de Madrid. Caminhando pelo Paseo del Prado, você verá o edifício da Bolsa de Madrid à esquerda e o Monumento a los Caídos por España bem ao lado, na Plaza de la Lealtad.
Caminhando um pouco mais pelo Paseo del Prado, você poderá ver dois dos hotéis mais famosos da cidade, o Ritz e o Palace. Entre ambos, fica a Plaza de Cánovas del Castillo, onde se destaca a majestosa Fonte de Netuno.
A poucos metros da fonte você encontrará o Museu do Prado, um dos melhores museus da cidade, no qual poderá admirar as obras de alguns pintores como Velázquez, El Greco, Bosch, Goya e Rubens.
Se você quiser descobrir as melhores obras do Museu acompanhado por um guia e evitar as filas da bilheteria, pode reservar nossa visita guiada pelo Museu do Prado.
Depois de sair do museu e continuar pelo Paseo del Prado, você passará pelo Jardim Botânico e chegará à Estação de trens de Atocha, uma das principais portas de entrada da cidade, além de um dos lugares mais afetados durante os atentados terroristas de 11 de março de 2004.
Após contornar a estação, continue pela calle de Alfonso XII para entrar no Parque do Retiro. Se você tiver sorte de pegar um tempo bom, aos domingos o parque costuma estar muito animado, cheio de crianças, famílias e amigos passeando, músicos, magos e outros artistas de rua.
Se você prefere aproveitar o tempo ao máximo e desfrutar dos principais lugares de interesse do parque, não deixe de fazer nossa visita guiada pelo Parque do Retiro.
Saindo do parque e avançando pela calle de Alfonso XII, você chegará na Puerta de Alcalá, um dos monumentos mais representativos de Madrid. Depois de fazer algumas fotos, continue pela calle Alcalá para voltar à Fonte de Cibeles. Desse ponto, vamos oferecer várias opções dependendo das suas preferências.
A primeira opção é conhecer a Plaza Castilla e As Quatro Torres, uma das zonas mais modernas de Madrid.
Se você gosta de arte e prefere visitar os museus, nossas recomendações são o Museu Reina Sofía e o Museu Thyssen-Bornemisza.
Os fãs de futebol, especialmente os torcedores do Real Madrid, podem visitar o Estádio Santiago Bernabéu.
Neste link, você pode comprar o ingresso do tour pelo Bernabéu.
Opcional: se o segundo dia que você passar em Madrid é domingo, outra opção muito recomendada é visitar El Rastro durante a manhã.
Mais de 2 dias em Madrid?
Se você vai estar mais dias na capital, pode visitar o Parque de Atracciones, o Zoológico ou assistir a um espetáculo de flamenco. Na cidade, você encontrará diferentes opções, entre as quais se destacam o Corral de la Morería. Você pode comprar os ingressos neste link:
Ingresso para o show de flamenco no Corral de la Morería
Madrid é uma cidade que nunca dorme e tem muito a oferecer aos seus visitantes.
Outra opção para completar o final de semana em Madrid é aproveitar para visitar algumas das cidades próximas. Estas são algumas das melhores excursões saindo de Madrid: