Puerta del Sol
A Puerta del Sol é uma das praças mais famosas de Madrid e o ponto de encontro por excelência dos madrilenhos e turistas. Abriga alguns dos pontos e edifícios mais significativos da capital, como o Quilômetro Zero.
A história da Puerta del Sol de Madrid se divide em várias etapas. Começou com a construção da Casa de Correios a meados do século XVIII, o edifício mais antigo da praça e que hoje abriga a sede da Presidência da Comunidade de Madrid.
Um século mais tarde, entre 1857 e 1862, ganhou sua forma definitiva graças aos arquitetos Lucio del Valle, Juan Rivera e José Morer, que projetaram o resto de edifícios que se encontram nessa praça histórica. Já no século XX foram incluídos os jardins, a fonte e a zona de pedestres foi ampliada.
Pontos turísticos
Na Puerta del Sol, você encontrará três lugares muito conhecidos:
- Estátua do Urso e do Medronheiro: na entrada da calle Alcalá, encontramos a estátua do símbolo de Madrid, O Urso e o Medronheiro. Foi construída em 1967 e é um dos pontos de encontro mais populares da cidade.
- O Relógio da Casa de Correios: é conhecido na Espanha inteira por ser o lugar de onde se emitem as badaladas de fim de ano desde 1962. Na Puerta del Sol se reúnem todos os anos milhares de pessoas para comer as tradicionais uvas e comemorar o ano novo.
- Quilômetro Zero: ponto onde começam as estradas radiais espanholas. Os turistas não podem sair de Madrid sem tirar uma foto sobre ele.
A Puerta del Sol também viveu alguns acontecimentos muito importantes na história de Madrid, entre os quais se destaca a proclamação da Segunda República em 1931.
Transporte
Metrô: Sol, linhas 1, 2 e 3.
Trem urbano: C3 e C4.
Ônibus: linhas 3 e 51.
Lugares próximos
Plaza Mayor de Madrid (350 m) Plaza de Santa Ana (350 m) Plaza del Callao (366 m) Gran Vía (416 m) Mercado de San Miguel (464 m)