Onde comer em Madrid
Formada por pratos consistentes e saborosos, a gastronomia madrilenha é uma mistura das diferentes gastronomias que encontramos na geografia espanhola.
Madrid é uma excelente cidade para provar tapas (pequenas porções de comida, geralmente sobre um pedaço de pão), já que muitos dos seus pratos típicos são servidos em pequenas porções que podem ser degustadas a qualquer hora do dia.
Embora não seja uma cidade costeira, Madrid se destaca por seu alto consumo de frutos do mar. Um prato muito conhecido por todos os habitantes são as lulas empanadas. Na Plaza Mayor você encontrará vários bares em que o grande destaque é o sanduíche de lulas (bocadillo de calamares).
Pratos típicos
Madrid conta com vários pratos típicos que normalmente apresentam algumas variações em relação aos servidos em outros lugares da Espanha. Abaixo, indicamos alguns dos pratos típicos de Madrid mais importantes:
- Oreja a la plancha: Orelha de porco frita que costuma ser temperada com alho e salsinha.
- Bocadillo de lula: Apesar de não se tratar de uma cidade litorânea, os aperitivos de lula são uma das opções que nos vêm à cabeça na hora de procurar o que comer em Madrid. São especialmente populares os bocadillos de lula da Plaza Mayor de Madrid.
- Gallinejas: Vísceras de cordeiro fritas.
- Caracoles a la madrileña: Caracóis com caldo de carne que costumam ser um pouco picantes.
- Cocido madrileño: Prato muito consistente formado por sopa, grão-de-bico e carne.
- Callos a la madrileña: Bucho de porco refogado com linguiça, tomate e pimentão vermelho picante.
- Soldaditos de Pavía: Postas de bacalhau empanadas e fritas que costumam ir acompanhadas de pimentão vermelho.
- Huevos estrellados: Ovos fritos com batatas e jamón, linguiça ou calabresa.
- Pastas del consejo: Pequenos doces de limão elaborados pela primeira vez para o rei Alfonso XII.
- Rosquillas tontas y listas: Rosquinhas típicas preparadas durante o mês de maio. As chamadas ‘listas’ (espertas) são cobertas com uma camada de açúcar fondant por cima.
- Rosquillas de Santa Clara: Rosquinhas com sabor de anis cobertas por um glaçado de açúcar.
- Bartolillo: Doces fritos recheados de creme pasteleiro.
- Barquillo: Doce similar ao beiju.
- Doces de violeta: Fabricados há mais de um século, os doces de violeta são fabricados em formato de flor de cor roxa e apaixonam todos que os provam.
Melhores zonas para comer em Madrid
O que não falta em Madrid são bares e restaurantes. Em praticamente todas as zonas da capital você encontrará uma variada oferta de restaurantes para todos os gostos. Para você ter uma ideia, estas são as zonas mais famosas para comer em Madrid:
- La Latina: esta é a zona mais tradicional de Madrid, onde você encontrará desde bares típicos a restaurantes da moda. A zona mais famosa para comer em La Latina é a rua da Cava Baja, que oferece os pratos mais típicos da capital a um preço muito econômico.
- Chueca: os restaurantes desta zona são conhecidos pela sua variedade. Em Chueca você encontrará cozinhas de todo o mundo, restaurantes veganos, etc. É a melhor zona para os paladares mais curiosos.
- Malasaña: a zona mais extravagante e original da cidade de Madrid é o bairro de Malasaña. A decoração e a temática dos seus bares e restaurantes se aproxima do excêntrico e não deixa ninguém indiferente.
- Chamberí: se você procura bares e terraços para tomar algo, Chamberí é a melhor zona. A rua Ponzano tem um bom ambiente praticamente durante todo o dia.
- Lavapiés: este bairro é sinônimo de cozinha internacional: asiáticos, senegaleses, indianos, mexicanos... Tem de tudo! É bastante comum que os garçons do restaurante esperem na porta do lugar à procura de clientes.
Se quiser economizar
Se você prefere economizar na hora de comer, você encontrará uma grande quantidade de restaurantes com bons preços e lugares de tapas nos arredores da rua Fuencarral e da Gran Vía.
Aula de cozinha
Algém de degustá-los, você também quer aprender a preparar os pratos mais famosos da cozinha madrilenha e espanhola? Então esta aula de cozinha espanhola em Madrid é ideal. Reserve já!