
Plaza de Santa Ana
A Plaza de Santa Ana encontra-se em pleno Barrio de las Letras e acolhe a escultura de dois dos dramaturgos mais importantes da literatura espanhola: Calderón de la Barca e García Lorca.
Uma praça dedicada ao teatro
Ao longo de toda a história de Madrid, a Plaza de Santa Ana esteve intimamente ligada às artes teatrais. Aqui se formaram os primeiros "Corrales de Comedias" da vila, onde grandes dramaturgos da época se deram a conhecer.
Do século XVI ao século XVII, a Plaza de Santa Ana era frequentada pelos artistas mais importantes de cada época: Calderón de la Barca, Lope de Vega e Cervantes, entre outros. A memória desses tempos ficou latente nas duas estátuas da Plaza de Santa Ana: Lorca e Calderón de la Barca. As duas figuras olham para a fachada do Teatro Español.
No lado oposto da praça surge o majestoso hotel ME Reina Victoria, inaugurado em 1923 sob o nome da mulher do rei Afonso XIII de Espanha. Nos quartos deste luxuoso hotel estiveram hospedados personagens ilustres da música, do cinema e das touradas.
Melhor à noite
Existe sempre algo que ver na Plaza de Santa Ana. Tem um encanto especial a qualquer hora do dia, mas consideramos que a iluminação ao cair da noite e o ambiente dos seus terraços a tornam merecedora de uma visita noturna.






Transporte
Metrô: paradas Sol ou Antón Martín.
Lugares próximos
Puerta del Sol (350 m) Plaza Mayor de Madrid (540 m) Museu Thyssen-Bornemisza (550 m) Círculo de Bellas Artes (568 m) Fonte de Netuno (595 m)