Mercado de San Miguel
Localizado na Plaza de San Miguel, ao lado da Plaza Mayor, o histórico Mercado de San Miguel é um agradável espaço gastronômico que conserva sua estrutura original de ferro do início do século XX.
Um olhar ao passado
Anteriormente, a praça do mercado era ocupada pela igreja de San Miguel de los Octoes. Em 1790, a igreja sofreu um devastador incêndio e foi reabilitada, mas acabou demolida em 1809 porque se encontrava em um estado deplorável.
A partir deste momento, o espaço se converteu numa praça pública em que se começou a instalar um mercado com caixotes e barracas. Na metade do século XIX, o local começou a se tornar um problema de salubridade e para o tráfico na região. Para resolver a situação, foi realizado o projeto de um mercado com estrutura de ferro, que inaugurou em 1916.
Em 1999, o mercado foi reformado conservando seu aspecto original. Como suas instalações não podiam competir com as dos modernos supermercados e grandes zonas comerciais, parecia condenado ao fracasso.
Foi aí que um grupo formou uma sociedade para salvá-lo, buscando melhorar sua atividade tradicional para convertê-lo em um dos atrativos turísticos de referência da cidade e um lugar perfeito para comer os produtos típicos da cidade.
O mercado na atualidade
O Mercado de San Miguel é único mercado com estrutura de ferro que se conserva na cidade e se converteu em um dos lugares mais frequentados pelos turistas, que experimentam as delícias comercializadas no local.
O Mercado de San Miguel também é uma boa oportunidade para degustar a comida típica de outras regiões espanholas, como a Catalunha e o País Vasco.
Lugares próximos
Plaza Mayor de Madrid (127 m) Teatro Real de Madrid (352 m) Plaza de Oriente (441 m) Puerta del Sol (464 m) Catedral da Almudena (481 m)