Puerta de Alcalá
A Puerta de Alcalá é um dos monumentos mais representativos e fotografados de Madrid. Fica no início da calle Alcalá, na Plaza de la Independencia.
A Puerta de Alcalá foi inaugurada em 1778 por Francisco Sabatini, arquiteto italiano que trabalhou a maior parte da sua vida na Espanha e deixou sua marca em lugares tão famosos quanto os jardins do Palácio Real. A Puerta de Alcalá foi uma das cinco portas reais de acesso à vila e foi testemunha da história recente de Madrid.
Anteriormente, existiu outra Puerta de Alcalá de tijolo, mas Carlos III mandou que fosse derrubada e reconstruída na Plaza de la Independencia. Trata-se do primeiro arco do triunfo construído na Europa depois da queda do Império Romano. A Puerta de Alcalá é anterior a monumentos como o Arco do Triunfo de Paris ou o Portão de Brandemburgo de Berlim.
Curiosidades
- O nome da Puerta de Alcalá, assim como a rua de mesmo nome, vem por ambas estarem situadas no caminho que existia para ir a Alcalá de Henares.
- A denominação de porta não é casual, já que, no passado, era uma das cinco portas que davam acesso à Vila de Madrid. Em 1889, se tornou uma praça.
- Há uma música dos cantores espanhóis Víctor Manuel e Ana Belém de 1986 que se tornou um verdadeiro hino da cultura popular: "Mírala, mírala, mírala, mírala; la Puerta de Alcalá..."
Por sua localização, na esquina noroeste do Parque do Retiro, a visita à Puerta de Alcalá é uma boa oportunidade para entrar no parque.
Lugares próximos
Palácio de Cibeles (352 m) Plaza de Cibeles (375 m) Museu Arqueológico Nacional (401 m) Museu Naval (467 m) Plaza de Colón (591 m)