Puerta de Alcalá

Puerta de Alcalá

A Puerta de Alcalá é um dos monumentos mais representativos e fotografados de Madrid. Fica no início da calle Alcalá, na Plaza de la Independencia. 

A Puerta de Alcalá foi inaugurada em 1778 por Francisco Sabatini, arquiteto italiano que trabalhou a maior parte da sua vida na Espanha e deixou sua marca em lugares tão famosos quanto os jardins do Palácio Real. A Puerta de Alcalá foi uma das cinco portas reais de acesso à vila e foi testemunha da história recente de Madrid.

Anteriormente, existiu outra Puerta de Alcalá de tijolo, mas Carlos III mandou que fosse derrubada e reconstruída na Plaza de la Independencia. Trata-se do primeiro arco do triunfo construído na Europa depois da queda do Império Romano. A Puerta de Alcalá é anterior a monumentos como o Arco do Triunfo de Paris ou o Portão de Brandemburgo de Berlim.

Curiosidades

  • O nome da Puerta de Alcalá, assim como a rua de mesmo nome, vem por ambas estarem situadas no caminho que existia para ir a Alcalá de Henares
  • A denominação de porta não é casual, já que, no passado, era uma das cinco portas que davam acesso à Vila de Madrid. Em 1889, se tornou uma praça.
  • uma música dos cantores espanhóis Víctor Manuel e Ana Belém de 1986 que se tornou um verdadeiro hino da cultura popular: "Mírala, mírala, mírala, mírala; la Puerta de Alcalá..."

Por sua localização, na esquina noroeste do Parque do Retiro, a visita à Puerta de Alcalá é uma boa oportunidade para entrar no parque. 

Transporte

MetrôRetiro, linha 2.
Ônibus: linhas 1, 2, 9, 15, 20, 51, 52 e 74.

Lugares próximos

Palácio de Cibeles (352 m) Plaza de Cibeles (375 m) Museu Arqueológico Nacional (401 m) Museu Naval (467 m) Plaza de Colón (591 m)